quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Enquete - O que Você Acha: A Religião Pode ou Não pode Ser Criticada?


Deixe suas sinceras opiniões nos comentários e desde já agradeço.

Abraço e paz a todos!

8 comentários:

  1. Acho que se colocar aquelas enquetes com marcação o pessoal se motiva pela facilidade. Brasileiro tem um problema, não gosta de pensar e escrever... Grande abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo!

    Seja muito bem vindo ao blog e obrigado por comentar.

    Tens razão , vou pesquisar na net um formulário para colocar no post.

    Abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristiano,

    Eu sou um dos que por acaso lhe achou lá no meu twitter.
    E como me intrigou o assunto que você mais aborda me é peculiar a minha curiosidade e questionamentos do meu Eu.
    E aos poucos, acabei por ver uma Boa parte do blog, li alguns detalhes e cheguei aqui, até a enquete.
    Antes de responder minha opinião sobre a enquete, farei uma breve colocação sobre sua posição, corajosa por sinal.
    É preciso que haja uma melhor interpretação das religiões nos tempos de hoje e voce consegue provocar nas pessoas de forma singular, e do seu jeito que as pessoas repense seus conceitos sobre religião.
    Para quem se dá ao trabalho de pensar, como é o meu caso...consegue visualizar mentalmente fortes razões para que estes conceitos sejam repensados.
    Gostei do Blog...enfim resumindo, percebi que temos alguma afinidade ideológica no que toca ao duvidar e questionar.
    Ainda vamos trocar algumas idéias e ponderações a respeito destas questões.
    Acho que depois do que falei, fica claro a resposta à enquete!
    Porém eu enfatizo que preferia a crítica de maneira construtiva, pois " a boiada " precisa de um guia, então quem consegue ver uma "direção" ou "porto"com uma margem de segurança, adquire um conhecimento e conhecimento se torna poder e poder aumenta a responsabilidade de quem o possui, daí...quando te perguntam, ou me perguntam..." e aí...mas então o que faço, pra onde vou... de qual forma... e agora, o que fazer com o conhecimento que adquiri...com o investimento do meu tempo nestes ensinos...desde minha infância"; tenhamos uma resposta, que neste momento, eu diria: Bom! Agora...coma, beba, viva e duvide e questione!...
    Assim, terá sua resposta, você concorda?
    Comente, por favor!

    ResponderExcluir
  4. Olá BigExtraCash!

    Que bom que me achou no Twitter , dever ser um milagre rsrsrs , no meio de tanta gente né.

    Mas amigo , eu penso o seguinte , todos , e quando digo todos é todos mesmo , inclusive os religiosos , tem dúvidas sobre um mooonte de coisas , na verdade é uma curiosidade que consome a humanidade desde de sempre que é da onde viemos e para onde vamos.

    Confesso que eu não sei as respostas para estas perguntas , mas o que me chama a atenção , não só agora mas mesmo no tempo em que eu era um religioso evangélico , é a "certeza" ou o fingimento , ou a esperança desesperadora de que o religioso tem de que seja verdade e que exista um criador e que ele é tão solícito a humanidade que até deixou alguns recados escritos num livro e tal.

    Eu creio que um ser humano normal , com um mínimo de cultura ou bom senso , tem a mente povoada de dúvidas e perguntas sobre o tema do sobrenatural , mas como um bom domador de leões , busca por meio de orações , cultos , missas e doutrinamentos , manter a mente domesticada e não pensando sobre as dúvidas.

    Acredito que cada um é livre para crer ou não em qualquer religião ou filosofia , agora o problema que eu vejo é quando a crença é tamanha e começa a invadir a privacidade das pessoas que não tem as mesmas crenças ou mesmo nenhuma crença religiosa , ai a coisa fica perigosa.

    Um exemplo é a vontade tremenda , principalmente por parte dos líderes religiosos cristãos , em querer forçar o governo a aprovar a obrigatoriedade de ensino religioso em escolas. isto é um crime contra a humanidade.

    Outro crime que eu vejo é cometido por parte das igrejas evangélicas , quando alardeiam sem provas documentais as milhares de "curas" divinas , o que faz uma multidão de pessoas humildes e que não tem acesso a saúde a procurarem estes lugares , e o pior abandonar algum tratamento médico que por ventura esteja fazendo.

    Não vou nem entrar na questão do não pagamento de impostos dos montantes doados em igrejas , nem na proibição ridícula de camisinha por parte da ICAR , pois estes assuntos me dão ânsia de vômito.

    Já ouvi muitas vezes de diferentes pessoas (religiosas) que religião não se discute e eu acho isto um verdadeiro absurdo , pois como que não vamos discutir um tema que faz parte da sociedade , que está enraizado em cada esquina e praça deste país?

    Eu creio que religião deva sim ser discutida , assim como política (futebol não rsrsrs , não contribui em nada discussão sobre futebol), mas política e religião são temas que deveriâmos discutir e conversar criticamente todos os dias , pois influi diretamente em nossas vidas , sejamos religiosos , políticos ou não.

    Creio que já escrevi demais né , mas vamos conversando sim , fique a vontade para visitar o blog , pelo menos por enquanto estou meio que diariamente on-line(estou de férias rsrs).

    Obrigado pela visita e pelo comentário e volte sempre amigo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Cristiano

    A religião pode e deve ser criticada como toda e qualquer atividade humana. Nada nem ninguém, inclusive os personagens bíblicos, está a cima da crítica. É o que penso.
    Abraço e parabéns.

    Ivani Medina

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Ivani.

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Tenho a mesma opinião e creio que tudo é passível de critica , principalmente os assuntos que influi diretamente na sociedade e a religião com certeza é um desses assuntos , pois sendo ou não religiosas , todas as pessoas são de alguma forma afetadas pela religião.

    Abraço amigo e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. A religião não só pode como deve ser criticada, como qualquer outra atividade humana.
    Sem a crítica, abre-se precedente para armadilhas.
    Sem contar a imensa quantidade de picaretas que a olhos vistos abrem igrejas e a administram como empresas, onde o maior foco é a arrecadação de dinheiro e venda de produtos duvidosos.
    A parte doutrinária da maioria das igrejas se resume a passividade dos fieis em nível intelectual e a alienação, fazendo destes verdadeiros marionetes, que vendem até a própia mãe para satisfazer a insassiável fome de dinheiro da igreja que frequenta.
    Sem falar na inconsistência daquilo que pregam, tanto nos fatores históricos quanto nos morais.
    Na grande maioria dos casos, se associar a uma religião pode ser considerado o mesmo que dar abrigo em casa a um ladão.
    Eis minha opinião
    Um grande abraço
    Giba

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Giba.

    Seja muito bem vindo ao blog e obrigado por sua opinião.
    Realmente tens toda razão , sustentar religião é o mesmo que , sem saber , dar abrigo em casa a um ladrão , pena que a prática deste tipo de ladrão não seja considerada crime em nossa constituição , pelo menos por enquanto.

    Volte sempre amigo.

    ResponderExcluir