terça-feira, 9 de agosto de 2011

Agnosticismo - Será que o Homem Aranha Existe?




Até onde podemos entender o comportamento humano , deus ou Deus , tanto faz , é um conceito , um pensamento , uma "resposta" para aquilo que não entendemos.

Quando olhamos para um céu gigantesco e iluminado por zilhões de estrelas , o caminho mais curto e aparentemente , mais "racional" naquele momento é pensar :

"Cacete ... isso só pode ser obra de um deus."

Beleza , até que esta ideia é perfeitamente aceitável , tem momentos que eu até acredito nisso (ninguém é perfeito né rsrsrs) , agora entre este pensamento inocente e a mega estrutura e histórinhas infantis que nos empurraram goela abaixo desde  a infância , de mula e cobra falantes , todos os animais da terra dentro de um barquinho , de um deus que criou o universo e diz que tá cansado , de um deus que é onisciente e se arrepende , se ira , se comove , tem sentimentos que só humanos podem ter , existe um abismo enooooorme , e ...poxa vida ... , ai fica difícil de digerir estas idéias não é verdade?

Eu , por algum tempo , pensei assim:

"Poxa , pode ser que as historietas bíblicas são apenas parábolas , sim todas elas são parábolas".

Só que ai tem outro problema , se elas são parábolas , que diferença tem então a bíblia e o gibi do Homem Aranha?

Simplesmente NENHUMA , ou quase nenhuma pois as duas obras literárias são mera ficção , a diferença é que com relação ao gibi do Homem Aranha , ninguém fica debruçado em cima dele tentando entender o que o Stan Lee queria dizer com determinada frase que usou pra contar a história , apesar que para os mais aficcionados por quadrinhos , um gibi do Homem Aranha é quase que um livro "sagrado" rsrsrs.

Ninguém vai a televisão ou as ruas tentar fazer com que as pessoas acreditem que o Homem Aranha é um ser real e se importa conosco.

Ninguém quer implantar em escolas , aulas de Homem Aranhismo , e ensinar aos nossos filhos que o Aracnídeo é um super herói real e quer o nosso bem estar.

Ninguém arrecada DOAÇÕES de pessoas para construirem templos ao Homem Aranha , enfim , as pessoas são LIVRES para acreditarem ou não sobre a existência do nosso herói Cabeça de Teia.

Por isso entre a bíblia e um gibi do Homem Aranha , prefiro mil vezes o Gibi é claro , e você?

Um comentário:

  1. O livro Deus - um delírio, de Richard Dawkins, trata muito bem desse e de diversos assuntos relacionados a religião e ateísmo. Sobre isso, recomendo os trechos "o argumento da beleza" e "a adoração das lacunas"

    ResponderExcluir