quinta-feira, 22 de setembro de 2011

INTERPRETAÇÕES da Bíblia? Isto deveria existir?



Fonte do Vídeo.

Saiba mais como foi montada o livro de ficção mais vendido no planeta AQUI.

Um comentário:

  1. Todo sistema de conhecimento obrigatoriamente possui dois tipos de dados: a) fatos e b) a interpretação destes fatos; isso acontece nas ciências e nas artes, assim como nos sistemas de crenças religiosos também.

    No cristianismo há duas vertentes principais de como a Bíblia deve ser interpretada: uma é a dos católicos, que possuem um sistema de poder universalmente centralizado e dão apenas ao Papa a habilidade de interpretar a Bíblia adequadamente. O sistema protestante acredita que não há hierarquia espiritual entre os crentes, sendo assim qualquer pessoa que possua o Espírito Santo potencialmente capaz de interpretar a Bíblia.

    Seja qual for o sistema, os dois têm problemas: com o sistema católico romano, historicamente temos visto muitas distorções e abusos de poder por causa deste dogma. O problema maior é que segundo eles a atitude do Papa é incontestável. No sistema protestante, qualquer um que se julgue cristão pode interpretar a Bíblia a seu gosto, e isso também tem gerado distorções, inclusive piores que no catolicismo. Entretanto, este problema é suavizado porque a própria Bíblia nos dá mecanismos para examinar e duvidar do que estes deturpadores dizem. Eles não são incontestáveis. Por isso penso eu oi sistema protestante ser mais eficiente.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir