sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Bíblia é Inadequada Para Menores de 14 Anos...




No Brasil já não existe censura, mas com a queda da censura surgiu a necessidade da classificação indicativa, para indicar o qual seria o conteúdo mais indicado para cada idade.

As leis vigentes no Brasil apenas exigem esta Classificação em cinema, vídeo, dvd, jogos eletrônicos, jogos de interpretação (RPG), portanto não há lei que classifique livros por indicações de faixa etária.

O argumento que se usa para não classificar livros é que a criança ao ler um relato ela produz a sua própria imagem e simbologia da história narrada, tendo em mente o seu contexto sócio-cultural e etário. Mas reflita qual seria a imagem produzida por uma criança de 7 ou 8 anos ao ler os trechos abaixo:

“Com a recompensa que recebeu pelo que fez, ele comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas tripas se derramaram.”

Ou

“Quando o rei se levantou do trono, Eúde estendeu a mão esquerda, apanhou a espada de sua coxa direita e enfiou-a na barriga do rei, até o cabo penetrou com a lâmina; e, como não tirou a espada, a gordura se fechou sobre ela.

Estes textos são exemplos de casos de violência descrita na bíblia (Atos 1:18 e Juízes 3:20-22, respectivamente). Ao ler estes textos não tem como não ter uma imagem inocente sem violência, sem temor... são cenas dignas de um filme de terror, jogando o argumento a cima no lixo.



Até mesmo os defensores da bíblia concordam (sem se dar conta) que certos trechos dela são inadequados para as crianças. Ou você acha que é a toa que existem inúmeras versões da bíblia para crianças (clique para vê-las)? Nestas versões são contadas algumas historias e mesmo estas são contadas de uma forma mais politicamente correta, cheia de eufemismos e omissões.
Portanto seria adequada uma classificação indicativa para a bíblia, pelo menos de sua versão integral, nos mesmos moldes que há para outras mídias.

As classificações vigentes no Brasil seguem os critérios de apresentarem ou não linguagem inadequada, violência, sexo e drogas, graduando-os de acordo com a adequabilidade para cada idade.


Se seguíssemos esta classificação e critérios para a bíblia, ela seria inadequada para menores de 14 anos. Pois são admitidos como inadequados para esta faixa etária conteúdos presentes na bíblia, como por exemplo:

ESTIGMA / PRECONCEITO
- A tendência é aplicada quando há contextos que estereotipam as chamadas minorias ou grupos vulneráveis, atendo-se a uma característica pessoal para diminuir o indivíduo ou grupo, atribuindo-lhe condição defeituosa.
Exemplos:

1 Coríntios 6:9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas (homossexuais)

Romanos 1:26-27 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;  semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.

Levítico 18:22 Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação. 
ASSASSINATO
- A tendência é aplicada quando um personagem mata outro intencionalmente. Inclui-se ainda tentativas de assassinato, exposição de cadáveres de vítimas de assassinato, comportamentos que presumem culpa no caso da morte de outrem (omissão de socorro,ou indução ao risco).
Exemplos:

2 Samuel 2:23 Como, porém, Asael não desistiu de persegui-lo, Abner cravou no estômago dele a ponta da lança, que saiu pelas costas. E ele caiu,morrendo ali mesmo. E paravam todos os que chegavam ao lugar onde Asael estava caído.

Juízes 3:20-22 Eúde aproximou-se do rei, que estava sentado sozinho na sala superior do palácio de verão, e repetiu: “Tenho uma mensagem de Deus para ti”. Quando o rei se levantou do trono, Eúde estendeu a mão esquerda, apanhou a espada de sua coxa direita e cravou-a na barriga do rei.  Até o cabo penetrou com a lâmina; e, como não tirou a espada, a gordura se fechou sobre ela.

1 Samuel 17:48-51 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra. Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi. Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. 

Juízes 4:21 Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, e a pregou na terra, estando ele, porém, carregado de um profundo sono e já cansado; e assim morreu.

II Reis 9:24  Mas Jeú entesou o seu arco com toda a força e feriu a Jorão entre os braços, e a flecha lhe saiu pelo coração; e caiu no seu carro.

É considerando ainda como agravante nos casos de violência para a classificação apresentação de consequências positivas ao agressor, como nos casos de Davi, Eúde, Jael, Jeú e Abner.

Ainda como outro agravante está quando os autores dos atos de violência são “idolatrados” por crianças e adolescentes. Como por exemplo, Davi que é ainda hoje admirado como grande herói, e exemplo de vida para as crianças cristãs por ter assassinado Golias. Se eles são modelos para meninos e meninas, por que também não poderiam contribuir para influenciar o seu comportamento violento quando fazem uso deste tipo de “método de resolução de conflitos”?
 

Vejam o quão inadequado é o conteúdo da bíblia para nossas crianças, se a legislação brasileira também legislasse sobre a classificação indicativa de livros, com os mesmos termos que trata filmes e mídias, ela seria inadequada para menores de 14 anos.

É importante deixar bem claro que classificação indicativa não é censura e não substitui a decisão da família, ou seja, não substitui a responsabilidade dos pais no exercício do poder familiar. Logo, assim como acontece com filmes, as crianças com idades menores do que o INDICADO poderiam ter acesso ao seu conteúdo se acompanhadas de seus pais.

Fonte : http://ce.ligahumanista.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário