segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comentários e Debates sobre Religião - Você Acredita na Existência Espiritual de Jesus e que ele está Voltando?




Olá amigos


Na imagem ao lado você confere o home tomando um fôlego , pois a viagem de volta a terra é comprida né.


"Se você quisesse ser mais imparcial, o que se esperaria de um agnóstico, poderia incluir alguns dos meus argumentos no seu texto também. Os leitores devem tirar suas próprias conclusões.

Abraços, Paz de Cristo."



Atendendo ao apelo do amigo leitor Ciência e religião ao alcance de todos , neste artigo coloco alguns de seus comentários que me chamaram atenção , com relação ao meu artigo  Jesus está Voltando? Será?


Acompanhem:


"Jesus poderia estar dizendo que o povo judeu não seria destruído nem desapareceria antes que Ele voltasse.


 As "cidades de israel" pode estar se referindo a todos os povos do mundo (compare com Mt 24.14), já que depois da ressurreição de Jesus a Igreja passou a ser o "Israel espiritual" de Deus.


Sobre Caifás ver a volta de Jesus, não só Caifás, mas todos nós veremos e presenciaremos, como está escrito em Apocalipse: "todo o olho O verá" (Ap 1.7, o próprio autor citou o texto). O termo usado por Jesus, "em breve", é muito relativo. O padrão temporal de Deus não é o mesmo que o nosso.


Sobre os primeiros cristãos acreditarem que estavam nos últimos tempos, há algumas considerações a fazer: primeiro, realmente eles estavam e também nós estamos. A Bíblia chama de "últimos dias" o período entre a Ascensão e a volta de Jesus. Isso pode durar anos, séculos ou milênios, mas continua sendo o último período geral da hstória da humanidade. Segundo, talvez Jesus quisesse que vivêssemos sempre como se a vinda dEle fosse iminente. Isso teoricamente faz os cristãos serem menos apegados às coisas materiais, e estarem mais vgilantes quanto os seus deveres como cristãos.



Abraços, Paz de Cristo."



Vários motivos me fizeram deixar a religião de lado , um deles é o dogmatismo , ou seja , colocar textos escritos a muito tempo atrás como sendo uma VERDADE absoluta , incontestável e , contraditoriamente , INTERPRETÁVEL ao bel prazer do leitor e de acordo com suas conveniências.


É incrível a criatividade das pessoas quando o assunto é cristianismo , bíblia e fé , aliás , religião de um modo geral é algo bem criativo e que com certeza deveria ser classificada como arte.


Hoje vejo mais claramente , e de uma forma especial , o poder de marketing que a igreja católica infelizmente ainda term.


A influência extraordinária da ICAR com relação aos outros nichos cristãos me deixa pasmo.
Os caras roubaram os escritos judaicos , forjaram , manipularam e confeccionaram um livro , que mais parece uma colcha de retalhos , com nomes dos personagens originais trocados , com capítulos , versículos , divisão esta que não constavam nos originais ... enfim , uma baderna , a ponto de hoje termos milhares de livros que "explicam" um único livro.


Hoje para o cidadão "saber" exatamente o que Jesus ou outro personagem bíblico disse , ou quis dizer , ou pensou em dizer , deve-se recorrer aos livros , as enciclopédias bíblicas , aos dicionários bíblicos , a comentários bíblicos , a exesége a hermeneutica e o diabo a quatro ...etc etc etc.


Eu fico a pensar:


Se a bíblia é a palavra de deus , e uma mensagem urgente do criador , da qual depende a salvação da humanidade , porque para entendê-la você precisa estudar minunciosamente???


Ai você escolhe , ou você acredita na INTERPRETAÇÃO de alguém que já queimou os neurônios sobre o assunto , ou estuda e tira as suas próprias conclusões , pois a bíblia proporciona isto , ela dá margem para VÁAAAAAAAAAARIAS interpretações do mesmo texto.


Agora o caso é o seguinte ... uma mensagem urgente e importante não deveria ser de fácil e rápida compreensão?


Mas não é o caso da bíblia , onde existem contradições entre os próprios autores , e contradições científicas graves , tais como - conforme a maioria cristã acredita - o mundo em que vivemos foi criado em 6 dias e tem 6000 anos de idade.


Ou passagens de Jesus comentando sobre como no fim do mundo "as estrelas cairão do céu".


Muitos advogados de deus irão dizer:


Sobre estas questões de , segundo a bíblia , a terra ter sido criada em meros 6 dias e tem 6000 anos de idade ... e Jesus falando sobre estrelas cairem do céu , isto tem que ser interpretado pois não é literal.


Oras bolas , não é a comprovação do que eu digo? A bíblia precisar de INTERPRETAÇÃO , tipo uma charada ou pegadinha do malandro.


Quando Jesus disse que as estrelas cairiam do céu , as pessoas que ouviram a mensagem entenderam o que?


Será que elas entenderam que ele estava falando daqueles pontinhos brilhantes que a gente vê a noite?


É QUASE CERTO QUE SIM.


Quando ele falava "EM BREVE" , será que as pessoas que ouviram achavam que ele tava de sacanagem e que este "EM BREVE" não era um BREEEEEEEEVE , era um "MAIS OU MENOS BREVE" ou um "NÃO MUITO BREVE" ou quem sabe um "TARDE PRA CARALHO"???


Ai hoje a pessoa acredita ou INTERPRETA da maneira que melhor lhe aprouver.


De quem é a culpa das milhares de INTERPRETAÇÕES???


Minha , sua , nossa???


CLARO QUE NÃO.


A culpa é dos autores , ou melhor , acho que nem deles é a culpa , ninguém tem culpa de nada , pois aqueles autores escreveram para o povo de sua época , de seu costume e de sua cultura. Eles nem imaginavam que um dia os seus textos darima margem para ZILHÕES de INTERPRETAÇÕES , e também não imaginavam a montanha de dinheiro que pessoas inscrupulosas ganhariam com seus personagens. 


Em outras palavras ... NÓS ENTRAMOS NESTA ESTÓRIA DE METIDOS.


Hoje os cristãos são o "Israel espiritual" , o "povo da promessa" , e outras denominações pomposas.


Pra finalizar , quem começou com esta estória de cristianismo por aqui foi a igreja católica , então a culpa é dela e ... se analisarmos friamente a coisa , se tem uma INTERPRETAÇÃO "verdadeira" , essa vem da igreja católica , pois foi ela que compilou e decidiu como seria o gibizão que nós leríamos hoje.


Quem mais pra conhecer sobre o Hulk do que quem criou ele?


E por falar no gigante esmeralda , fiquem com um videozinho maneiro do filme do Hulk , uma pequena paródia:


O Hulk é a Ciência e o CONHECIMENTO comprovado e testado ... o inimigo é a religião , cheia de lendas , fábulas e malandragens ... quem será que vai ganhar essa luta???


http://www.youtube.com/user/MrCristianogoes?feature=mhee#p/u/18/cVSEcT7Tm8g


Abraço a todos.


PS: Com relação a passagem de apocalipse , "todo o olho o verá" , acho que a INTERPRETAÇÃO mais coerente é a de que Jesus é um mito solar ... e realmente , o sol todo olho vê mesmo.


Abaixo uma linda foto de Jesus andando sobre as águas:



Veja também:

Mitologia Cristã, a Queda do Cristianismo!




7 comentários:

  1. Vou comentar este texto aos poucos porque estou um pouco ocupado agora.

    1. Cada vez fico mais impressionado com a capacidade humana de ser reclamão. Você disse que detestava o dogmatismo, assim como eu detesto. Eu não acho que nada deve ser aceito como verdade simplesmente porque alguém me disse. Se somos seres dotados de razão, temos a capacidade (na maioria das vezes) de descobrirmos por nós mesmos. Por isso, nada do que afirmei nos meus comentários foi como se fosse uma verdade absoluta, afinal eu não sou perfeito e a minha interpretação é passível de falhas. Aí você vai, e escreve MESMO ASSIM uma postagem reclamando do que eu falei. Seria cômico se não fosse trágico.

    Depois volto pra comentar o resto

    A, P d C.

    ResponderExcluir
  2. (Cristiano)"Hoje para o cidadão "saber" exatamente o que Jesus ou outro personagem bíblico disse , ou quis dizer , ou pensou em dizer , deve-se recorrer aos livros , as enciclopédias bíblicas , aos dicionários bíblicos , a comentários bíblicos , a exesége a hermeneutica e o diabo a quatro ...etc etc etc."


    (David)Foi como eu disse na outra postagem, e repito:

    "Como a Bíblia foi escrita em línguas muito antigas, uma tradução totalmente literal, embora seja recomendável, é muito difícil de ser lida. Por isso existem as traduções parafraseadas, que são mais acessíveis a leitores que são menos cultos (Bíblia na Linguagem de Hoje, Nova versão Internacional, etc.). Essas traduções possuem esta vantagem, mas também têm o problema de as expressões parafraseadas dependerem da interpretação do tradutor. Isto pode gerar alguns erros. Assim, nenhuma tradução é perfeita. Para se fazer um estudo sério da Bíblia, recorre-se a várias traduões disponíveis e às vezes até mesmo aos originais gregos/hebraicos. Para apenas uma leitura diária com o objetivo de procurar conselhos, as traduções mais atuais são quase sempre suficientes."


    (Cristiano)"Eu fico a pensar:

    Se a bíblia é a palavra de deus , e uma mensagem urgente do criador , da qual depende a salvação da humanidade , porque para entendê-la você precisa estudar minunciosamente???"

    (David)Essa é uma dúvida muito comum de pessoas que conhecem a Bíblia superficialmente e criticam por fora. Existem vários "níveis" de entendimento possíveis. Exatamente por ser composto de vários livros diferentes, escritos em épocas diferentes e com gêneros literários diferentes, a Bíblia é um livro bastante complexo. Entretanto, a sua mensagem principal e essencial é BASTANTE SIMPLES. Textos como alguns ensinamentos de Jesus nos evangelhos e conselhos dos apóstolos no Novo Testamento, que são as principais fontes de APLICAÇÕES PRÁTICAS da nossa fé, são geralmente diretos e seguidos praticamente com unanimidade entre todos os cristãos. Assim, a Bíblia é acessível àquele que não tem muito estudo, que inclusive pode descobrir muito mais através do discernimento espiritual do texto.

    Mas existem também detalhes históricos, culturais, textos difíceis de serem interpretados. A maioria das pessoas não se interessa por isso, mas Deus é muito sábio, e fez pessoas que se interessam e se aplicam nos estudos e em aprofundamento. Se a Bíblia fosse um livro totalmente simples, estas pessoas não se sentiriam motivadas a estudar a Bíblia, exatamente por ser um livro FÁCIL DEMAIS. Eu seria uma dessas pessoas, sempre gostei de estudar coisas difíceis.

    Resumindo:

    1. Existem níveis de entendimento diferentes

    2. O essencial da Bíblia é geralmente direto e acessível à maioria das pessoas

    3. Existem trechos difíceis, que agradam os mais estudiosos.

    Logo, a acusação que é preciso estudar "minuciosamente" para entendê-la é uma falácia.


    (Cristiano)"Ai você escolhe , ou você acredita na INTERPRETAÇÃO de alguém que já queimou os neurônios sobre o assunto , ou estuda e tira as suas próprias conclusões , pois a bíblia proporciona isto , ela dá margem para VÁAAAAAAAAAARIAS interpretações do mesmo texto."

    (David)Como eu já disse, não é legal sair acreditando em tudo que dizem por aí. A própria Bíblia recomenda a examinar o que os pregadores dizem, para se está de acordo com o que está escrito.

    É verdade que acontece de interpretações diferentes gerarem doutrinas e "seitas" cristãs diferentes. Entretanto, isso é um risco que se tem que correr quando se dá abertura a uma "interpretação livre" da Bíblia. Os católicos não acreditam em interpretação livre, e fizeram vários desvios que atingiram toda a cristandade de seu tempo, na Idade Média, por exemplo. Por isso acho a interpretação centralizada dos católicos muito mais perigosa que a interpretação livre.

    (continua)

    ResponderExcluir
  3. (Cristiano)"Mas não é o caso da bíblia , onde existem contradições entre os próprios autores , e contradições científicas graves , tais como - conforme a maioria cristã acredita - o mundo em que vivemos foi criado em 6 dias e tem 6000 anos de idade."

    (David)A pessoa tem direito de acreditar no que ela quiser. Eu penso que acreditar nesse texto literalmente é um erro, pois a intenção do autor não era dar uma aula de ciências, mas sim contradizer o ensino popular naquele tempo de que existiam vários deuses e que eles desenvolveram um mundo de forma caótica e desordenada. Além disso há alguns trechos em Gênesis parecem sugerir que não são dias literais. Pesquise sobre "Gênesis" no meu blog.


    (Cristiano)"Ou passagens de Jesus comentando sobre como no fim do mundo "as estrelas cairão do céu". Quando Jesus disse que as estrelas cairiam do céu , as pessoas que ouviram a mensagem entenderam o que? Será que elas entenderam que ele estava falando daqueles pontinhos brilhantes que a gente vê a noite? É QUASE CERTO QUE SIM."

    (David)Jesus não falava as coisas literalmente, Ele falava tudo através de analogias ou parábolas. Ele não usava linguagem formal, usava a forma mais eficiente de se comunicar com um povo que era pobre e não tinha nenhum erudição. Dizia as coisas para que ficasse o mais fácil possível de aquelas pessoas entenderem. Seja lá o que Ele quis dizer exatamente com "estrelas caindo do céu", as pessoas provavelmente pensavam em algum tipo muito violento de destruição, e fogo, e quem sabe não foi isso que Ele quis que as pessoas entendessem... mesmo que elas entendessem literalmente, isso não fazia diferença, naquela época ninguém sabia exatamente como eram as estrelas mesmo... hoje em dia sabemos, já temos conhecimento suficiente para saber que Jesus não falava literalmente. Mesmo as pessoas não tendo conhecimento disso naquela época, como eu disse anteriormente isso é irrelevante. O que realmente interessava é que eles cumprissem naquele tempo os mandamentos de Jesus, de amor ao próximo, etc.


    (Cristiano)"Quando ele falava "EM BREVE" , será que as pessoas que ouviram achavam que ele tava de sacanagem e que este "EM BREVE" não era um BREEEEEEEEVE , era um "MAIS OU MENOS BREVE" ou um "NÃO MUITO BREVE" ou quem sabe um "TARDE PRA CARALHO"???"

    (David)A palavra "breve" não tem NENHUM significado absoluto. Dependendo do contexto, "breve" pode significar segundos (quando você toca uma música com uma nota "breve"), dias (aguardando um lançamento de um filme, "em breve"), meses (a reforma da sua casa terminará "em breve") ou milhões de anos (no contexto de eras geológicas, por exemplo, 1 milhão de anos é um período "breve"). Jesus mais uma vez se aproveitou da subjetividade, querendo que as pessoas o agurdassem com expectativa, assim se aplicariam mais nos ensinamentos dEle. Ele mesmo advertiu que ninguém pode saber a data da sua volta, portanto os que tentam adivinhar ou calcular fazem contrariando as palavras de Jesus. Não nos cabe ficar pensando quando será, apenas aguardar.


    (Cristiano)Pra finalizar , quem começou com esta estória de cristianismo por aqui foi a igreja católica , então a culpa é dela e ... se analisarmos friamente a coisa , se tem uma INTERPRETAÇÃO "verdadeira" , essa vem da igreja católica , pois foi ela que compilou e decidiu como seria o gibizão que nós leríamos hoje.

    (David)Isso não é verdade. Essa é uma falácia muito comum cometida por ateus, mas que um próprio ateu refuta nesse texto aqui:http://respostasaoateismo.blogspot.com/2011/10/erros-ateus-comuns.html

    (continua)

    ResponderExcluir
  4. (PARTE 3)

    (Cristiano)Com relação a passagem de apocalipse , "todo o olho o verá" , acho que a INTERPRETAÇÃO mais coerente é a de que Jesus é um mito solar ... e realmente , o sol todo olho vê mesmo.

    (David)"Jesus é um mito" também é outra falácia comum e manjada. Vários historiadores sérios admitem a existência do Jesus histórico. Também escrevi recentemente um texto sobre isso no meu blog:

    http://respostasaoateismo.blogspot.com/2011/10/jesus-um-plagio-parte-1.html

    http://respostasaoateismo.blogspot.com/2011/10/jesus-um-plagio-parte-2.html

    Abraços, Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  5. Amigo Davi

    Olha sinceramente , você tem as suas INTERPRETAÇÕES pessoais da bíblia , assim como cada cristão neste planetinha tem a sua própria.

    Eu acho o seguinte , e eu posso achar porque você também acha um monte de coisas da bíblia não é mesmo? Certeza mesmo parece que você , como qualquer bom cristão , não tem mesmo.

    Como dizia , eu acho que deus poderia resolver todo este impasse aparecendo inegávelmente pra gente , que tal diante de câmeras? Ou será que ele é tímido?

    Ele poderia resolver tudo isto facilmente , mas não , o homem quer fazer todo mundo de bobo , tipo aquelas pegadinhas do malandro.

    Minha nota para deus , juntamente com o livro "sagrado" dele é está aqui :

    http://www.youtube.com/watch?v=FiJ3xWE6g9E

    ResponderExcluir
  6. "Olha sinceramente , você tem as suas INTERPRETAÇÕES pessoais da bíblia , assim como cada cristão neste planetinha tem a sua própria."

    Em relação a algumas coisas , até pode ser, mas é como eu disse. Existem partes que são essenciais da Bíblia, e partes que são passíveis de interpretações de diferentes, ou que se permitem dar ênfases diferentes. Nas partes essenciais há concordância entre a esmagadora maioria dos cristãos do mundo (divindade de Cristo, trindade, pecado, salvação, etc.), existem partes que são essenciais, mas são compartilhadas só entre um ou dois dos três grandes grupos cristãos no mundo (católicos romanos, católicos ortodoxos e protestantes), e existem as heresias, que são compartilhadas só entre grupos relativamente minoritários (testemunhas de Jová, adventistas, mórmons, neopentecostais...).


    "Eu acho o seguinte , e eu posso achar porque você também acha um monte de coisas da bíblia não é mesmo? Certeza mesmo parece que você , como qualquer bom cristão , não tem mesmo."

    Eu tenho fé, a fé é a maior certeza que pode existir. Só que eu sei separar as minhas convicções religiosas dos meus estudos teológicos. Quando se estuda algo mais teológico, você precisa ser mais imparcial e sistemático. Por isso quando falei aquelas interpretações usei de possibilidades e probabilidades.


    "Como dizia , eu acho que deus poderia resolver todo este impasse aparecendo inegávelmente pra gente , que tal diante de câmeras? Ou será que ele é tímido? Ele poderia resolver tudo isto facilmente , mas não , o homem quer fazer todo mundo de bobo , tipo aquelas pegadinhas do malandro."

    Esse é mais um argumento frequente de muitos ateus. Acho que não há uma resposta defintivia pra essa questão (posso estar errado), mas uma resposta interessante é dada no debate entre o filósofo cristão William Craig e o filósofo ateu Austin Dacey sobre a existência de Deus. Já que você gosta tanto do youtube, recomendo que você assista.

    http://www.evoluindo.org/destaques/deus-existe-william-lane-craig-x-austin-dacey

    Sobre o vídeo, vou ver à noite quando chegar em casa.

    Abraços, Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Davi.

    Sei que não gosta muito de ver vídeos , mas creio que estes você vai gostar de ver , dá uma olhada ai:

    http://arazaodecrer.blogspot.com/search/label/DVD%20V.O.

    Abraço.

    ResponderExcluir