sábado, 8 de outubro de 2011

Se Fazendo , ou Nos Fazendo de Bobos? - Navio da Marinha é usado para transportar Nossa Senhora de Nazaré.

Neste sábado (8) pela manhã, um navio da Marinha foi usado para transportar uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas comemorações do Círio de Nazaré em Belém, no Pará. O navio puxou uma procissão de barcos enfeitados com flores ao longo de 18 km na baía do Guarujá.

O Estado brasileiro é laico, está na Constituição, mas esse tipo de envolvimento das Forças Armadas em atividades católicas é comum e tem sido aceito pela sociedade sem nenhum questionamento.

Em 2009, o almirante Alvaro Pinto
prestou uma homenagem à santa
As comemorações de 2009 do Círio de Nazaré tiveram a participação do almirante-de-esquadra Alvaro Luiz Pinto, comandante de Operações Navais. A foto (ao lado) do almirante a bordo de um navio erguendo a imagem da santa para os devotos dá ideia sobre o quanto Estado e Igreja Católica estão imbricados.

O pretexto para que a laicidade do Estado seja ignorada em eventos como esse é o de que a maioria da população é católica, como se a Constituição valesse menos para as minorias.

Ocorre que os católicos estão deixando de ser uma maioria expressiva, perdendo espaço para os evangélicos.

Belém, por exemplo, está em 18º lugar no ranking das capitais mais católicas, com 60,89% da população, de acordo com o Novo Mapa das Religiões, da Fundação Getúlio Vargas. O percentual de evangélicos é de 23%, acima de média nacional (20,3%).

Como os evangélicos também têm demonstrado total desapreço pelo Estado laico, exceto quanto é para combater a hegemonia católica no ensino religioso, como ocorre na cidade do Rio, é possível que um dia eles requisitem um navio da Marinha para participar da Marcha para Jesus.

O argumento de que os evangélicos podem usufruir do Estado tanto quanto os católicos já tem sido utilizado, como no caso do promotor de Justiça Sidrack do Nascimento, de Alagoas, que solicitou um carro e motorista do Corpo de Bombeiros para transportar fiéis batistas a um congresso em Porto Seguro (BA). Nascimento é também pastor. O coronel Neitônio Freitas, comandante da corporação, atendeu ao pedido do procurador. Ele também é evangélico.

Um porta-voz da corporação disse não ter havido nada de errado porque o mesmo tipo de favor é prestado a bispos católicos.

O Ministério Público Estadual prometeu uma apuração para verificar se houve abuso da parte de seu promotor e dos Bombeiros. Apuração que não deve dar em nada, mas ao menos houve uma manifestação do MP.

O caso do transporte da imagem da Nossa Senhora de Nazaré pela Marinha é mais grave porque todos fingem não haver ilegalidade.


Fonte : Blog Paulopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário