sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ovelhas Enganadas ou Ovelhas Gananciosas??? Ou as Duas Coisas?




Parece que um erro grosseiro de logística tem sido cometido pelos ateus e irreligiosos em geral: combater os pastores e não libertar as ovelhas, ensinando-as a não precisar de pastoreio. A bem da verdade, ovelhas não precisam de pastores, a não ser que queiram ser dominadas. Senão vejamos: Quem surgiu primeiro: o pastor ou as ovelhas? Esta não não dá para se comparar com aquela famosa pergunta-charada: "Quem surgiu primeiro: o ovo ou a galinha?" (odeio esta pergunta ridícula). É óbvio que aqui a resposta não deixa dúvidas: foram as ovelhas! 
Ovelhas andavam soltas e livres pela natureza, pastando e indo para onde mais lhe aprouvesse, seguindo seus instintos naturais. Quando surgiu a figura do pastor, foi para grupá-las e dominá-las. Com o pastor, as ovelhas perderam a sua liberdade de ir e vir e decidir por si mesmas e passaram a seguir apenas o comando do seu pastor. Pastores nada têm de bonzinhos. Cuidam das ovelhas, mas como quem cuida do seu patrimônio e não por instinto de proteção.
Ovelhas são dóceis e facilmente aceitam comandos, sem se rebelar. Acho que não é por outra razão que os crentes são chamados de "ovelhinhas do Senhor" ou "ovelhas do seu pastor". E eles parecem orgulhar-se disso porque não se ofendem de serem tratados como ovelhas.
Pastor pensa (pouco, maldosamente, mas pensa). Ovelhas não pensam. Na comparação, seria o caso de se dizer que o perigoso é o pastor, por ser ele quem comanda as ovelhas. Mas e se não houvessem ovelhas para comandar, haveria pastores? Este é o ponto. Enquanto existirem ovelhas dóceis dispostas a aceitar comandos, haverá sempre um ou mais pastores querendo liderá-las. Os pastores adoram-nas porque ovelhas dão lucro.
Como não se pode acabar com as ovelhas, devemos ensiná-las a voltar ao seu "status quo ante", isto é, sem precisar de pastor. Talvez assim, sem freguesia, essa classe maldita desapareça da nossa sociedade.


Fonte : Comunidade Irreligiosos 


Uma perguntinha filosófica para ovelhas:


Você é Liberto???

Nenhum comentário:

Postar um comentário