quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Xiitas Cristãos!




“Disse o néscio no seu coração: Não há Deus...” Salmo 53:1

O verso vai um pouco além, não parando nas reticências, mas eu me sirvo do texto conforme exposto acima para tecer alguns comentários:

1. O verso bíblico, exarado de forma incompleta, é a principal arma dos xiitas da fé para condenar o ateu.

2. Durante séculos esse verso foi usado por criacionistas para demonstrar o “estágio de loucura” daquele que crê na inexistência de Deus.

3. Quem crê na existência de Deus (principalmente o xiita cristão) considera o ateu como desvairado. Nem sente que está sendo ofensivo...

Assisti a um negócio entre dois colecionadores de relógios antigos. No meio da conversa surgiu algo que conduziu ao tema “Deus”. Um dos negociadores fez uma pergunta: “Deus existe?” O outro retrucou: “Você não acredita?” Resposta: “Não estou dizendo que creio ou não, apenas pergunto se Ele existe...”

O curioso é que alguns xiitas de plantão entraram na conversa e um deles disse: “Eu tinha você em alta conta, mas agora não o considero tanto...” Notem que a pessoa não afirmou a inexistência de Deus, apenas fez uma pergunta.

Depois que as pessoas saíram alguém me perguntou o que eu tinha achado da conversa. Eu respondi com outra pergunta: “Você sabia que para acreditar em Deus, primeiro você tem que acreditar no homem?” Assustados alguns me perguntaram: “Como assim?” Respondi: “Toda pessoa que eu conheço (incluindo a mim) nunca viu Deus em pessoa, mas passou a acreditar em decorrência da confiança que teve em alguém”. Continuei: “No meu caso meus pais me fizeram crer e como eu confio neles passei aceitar sem questionar...”

Notaram? Não importa se foi o pai, a mãe, o pastor, o padre, o amigo, Davi, Salomão, Isaías, João... Todos são humanos. Só podemos acreditar com base naquilo que homens disseram e escreveram. Alguns desses homens são conhecidos como profetas. Outros conviveram com Cristo, mas convenhamos: tudo o que chegou até nós veio por homens que disseram que ouviram, viram e receberam por ordem divina (...). Temos que confiar no que disseram ou escreveram, para depois acreditar que Deus existe...

A Bíblia é um bom exemplo. Foi escrita por homens. Homens disseram que ela é inspirada. Homens a interpretaram e interpretam. Homens que falam de homens inspirados ou iluminados. Do começo ao fim são atos e escritos humanos. Os homens atribuíram e atribuem à Bíblia a idéia de que é a palavra de Deus. Notemos que tudo isso foi escrito e dito por homens. Mesmo sendo homens de extrema confiança continuam sendo homens. Os homens disseram que viram, que estiveram no Sinai, que tiveram visões... Verdade? Não entro no mérito. Mas para acreditar que tudo isso seja verdadeiro é necessário confiar nos homens... “Crede em seus profetas e prosperareis..." II Crônicas 20:20.

Para quem queira questionar o arrazoado eu pergunto: como você ficou sabendo da existência de Deus? Não adianta dizer “vejo a Deus nas suas obras...”, porque a pergunta não se dirige ao presente. Pergunto quanto ao passado: como você tomou consciência disso? Responda com coragem: não foi por que alguém (humano) agiu na sua vida? Se você hoje acredita na existência de Deus é porque algum (ou alguns) homem mereceu a sua confiança: pai ou mãe ou amigo...

Não estou tomando posição favorável ou contrária a qualquer dos lados, mas apenas perguntando: notou que para crer na existência de Deus é necessário primeiro confiar no homem diz? ("... Maldito o homem que confia no homem..." Jeremias 17:5).

Atualmente os xiitas estão debatendo com os ateus que resolveram “dar o troco”. Foram (os ateus) durante tantos anos chamados de néscios que resolveram reagir e o fizeram de uma forma que irrita criacionistas. Exemplo? “Deus, um delírio...”

Durante muito tempo foram os ateus chamados de loucos. Eles não teriam o direito de chamar os contrários (teístas) de delirantes?

Enéias Teles Borges
Postagem original: 27/08/2008



Fonte : Blog Convictos ou Alienados

Nenhum comentário:

Postar um comentário