domingo, 9 de janeiro de 2011

O Marketing Religioso no Cristianismo Evangélico!


Olá a todos os amigos do blog A Razão de Crer.

Se você acompanha há algum tempo meus artigos na internet , deve saber que gosto um bocado de marketing por isso , até aproveito o presente post para convidá-lo a visitar o meu blog No Topo da Renda.com , onde dou dicas interessantes sobre Internet Marketing e algumas sugestões de Negócios On-line.

E aqui no blog A Razão de Crer , estou reunindo posts onde coloco alguns pensamentos e assuntos fruto de pesquisas feitas por mim e por outros irmãos em Cristo espalhados pela grande rede no que diz respeito aos assuntos fé , razão , religiões etc.

No artigo anterior , falamos um pouco sobre a relação do dinheiro e do Criador do universo , vimos que o sistema religioso sempre tirou proveito do povo que na maioria das vezes não se interessa muito em procurar o porque das coisas e preferem "comer pelas mãos dos outros".

E no artigo de hoje , quero comentar um assunto muito interessante , polêmico e também triste. Vamos ver os artifícios usados pelos mercantilistas da fé para enriquecerem as custas da gordura e da lã das ovelhas.
Trata-se do Marketing Religioso , que consiste nas mais variadas táticas de persuasão usadas pelas igrejas ditas cristãs.

Se você já foi em alguma igreja , seja católica ou protestante (afinal quem não foi não é mesmo , pois elas estão espalhadas por todo o canto) , você já deve ter reparado , ou não , no grande apelo publicitário que as mesmas fazem uso e que não ficam devendo em nada as grandes empresas e lojas seculares.

Vamos fazer um breve exercício comparativo entre uma igreja e uma empresa ou loja secular:

Vamos analisar primeiramente as empresas.

As empresas tem donos , ou seja , pessoas que respondem por elas , que administram os investimentos , os gastos e os lucros dela , elas também tem um CNPJ , placas de identificação afixada nos prédios , seguem um padrão nas construções e nas cores dos prédios , tem funcionários uniformizados com as respectivas cores da empresa , elas tem emblemas ou símbolos de identificação.

Elas também fazem publicidade em televisão , rádio , internet , jornais , revistas , panfletos para angariar clientes e muitas vezes incentivam e até dão algum brinde , desconto ou prêmio para quem trazer mais clientes. Também não é raro vermos e ouvimos depoimentos de clientes que compraram produtos e serviços das empresas falando dos benefícios que os mesmos lhes proporcionaram.

As empresas usam também a propaganda boca a boca que já esta mais do que provado que é a mais eficiente , afinal nada vende melhor do que a indicação de um amigo não é mesmo?

As empresas também tem seus slogans , tipo "De mãos dadas com você" , "Da nossa casa para a sua casa" , "Servindo bem para servir sempre" , "Vem ser feliz" , "Lugar bom de comprar" , e assim por diante , e as frases são tão bem boladas que é só ouvir você já identifica a que empresa a frase se refere não é mesmo?

A suas sedes normalmente ocupam amplos terrenos nos centros das cidades e dependendo do poder aquisitivo da empresa , podemos encontrar facilmente , filiais instaladas nos maiores bairros da cidade as quais prestam conta a sede central.

As empresas tem sua carteira de clientes , muitos deles fiéis que acostumaram a comprar sempre na mesma empresa , pois simpatizaram com o lugar , com o dono , com o atendimento de primeira , com os funcionários atenciosos e movidos na maioria das vezes pelo forte apelo emocional tão comum nas propagandas seja qual for a mídia utilizada pela empresa (normalmente a publicidade da televisão é a mais convincente , sempre recheada de depoimentos de pessoas super satisfeitas com a empresa)

Tudo isto é perfeitamente normal , afinal estamos inseridos em um contexto totalmente capitalista e estamos falando até agora sobre empresas com fins lucrativos , lojas seculares que visam o lucro por estarem oferecendo um serviço ou um produto.

Muito bem ... agora vamos analisar as igrejas , mas para simplificar creio que não preciso dizer que as igrejas fazem e tem tudo o que as empresas tem então leia o post desde a frase:

Vamos fazer um breve exercício comparativo entre uma igreja e uma empresa ou loja secular:


até este parágrafo , lembrando de substituir mentalmente a palavra empresa por igreja e tire a sua própria conclusão. Neste post não vou expressar o que acho destas atitudes das igrejas , afinal já fiz isto no post anterior.

Fiquem com Deus e que ele nos livre dos lobos disfarçados de ovelhas.


Ao nosso Sucesso!


Cristiano Goes - Porque Eu e Você podemos Render Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário