quarta-feira, 25 de julho de 2012

Universo Marvel x Universo Bíblico.

Acabei de ler um texto fantástico e compartilho com vocês , leitores amigos do meu blog:


Do universo Marvel ao Universo bíblico!




Na minha pré-adolescência comecei a colecionar revistas em quadrinhos, principalmente as que envolviam o universo Marvel; sempre admirei a capacidade criativa do Stan Lee, realmente o cara é fera!

Quem pode negar a incrível habilidade que o homem tem de criar todo um universo repleto de super-heróis que por sinal acabam por envolver-se em tramas fantásticas, em sagas que podem durar meses e meses a fio, e intercalar varias publicações, com roteiros bem bolados que realmente prende a atenção dos mais aficionados.

E o que tem haver isso com teologia? Nada, absolutamente nada, mas faço aqui um paralelo, entre uma coisa e outra, para mostrar como podem ser semelhantes; eu conhecia de cabo a rabo todo o universo Marvel e os heróis dos quadrinhos, chegava ao ponto de colecionar um dicionário que era formado conforme você fosse comprando as revistas, ou seja vinha uma pagina a mais em cada publicação com letras do alfabeto e heróis relacionados a ela, por fim você acabava montando um dicionário, com informações das mais diversas, tipo nome do herói, força, habilidade; enfim...

O tempo passou muita coisa aconteceu e  comecei a me interessar pelas religiões, mais precisamente a cristã, pois fui criado como tal e chegou aquela momento  que começamos a questionar as coisas desta vida e da outra, tive contato com Testemunhas de Jeová, logo começou o processo de evangelização por parte deles, foi ai que tive acesso ao livro “Conhecimento que conduz a vida Eterna”, mas vi uma figura que chamou a minha atenção...Jesus em uma estaca...notei que tinha algo errado, pois sempre entendi que Ele teria sido crucificado, comecei a estudar o assunto e logo percebi a falha do grupo em querer mudar o que é comprovado arqueologicamente,  por suas doutrinas e seus objetivos de diferenciar-se dos demais grupos cristãos, logo percebi que além deste erro havia outros de maior importância que não vem o caso mencionar aqui.

E por conta dos TJs, comecei a estudar outros grupos dentro das fileiras do cristianismo, tais como adventistas, mormonismo, igreja internacional de Cristo (movimento de Boston), A família (meninos de Deus), Tabernáculo da fé, Igreja da Unificação; e por ai vai...

Por conta disso percebi que havia uma linha que varias outras igrejas seguiam, que tinham por sua vez raízes apostólicas, ou seja, eram estas doutrinas oriundas dos apóstolos, estes ensinos eram atribuídos aos apóstolos, portanto recebia o nome de ortodoxos e corretos, ai entendi que havia enfim uma igreja com doutrinas e ensinos corretos vistos por vários grupos de igual modo e todos os membros podiam ser chamados e tidos por irmãos, vi que realmente fazia sentido até ali, independente da placa denominacional, ledo engano!

Alguns perguntam: Mas você fez parte de algum destes grupos, ou mesmo se batizou? Eu respondo, não!

Pensei que apesar de diferenças, estas por sua vez não atrapalhavam a comunhão, pois o mais importante era estar inserido e aceitar os dogmas e ensinos fundamentais da fé e isso era visto dentro destas diferenças, se não guardassem os pilares, ai sim a denominação poderia ser vista com maus olhos, mas quais são estes dogmas?

São eles: A doutrina da trindade; 3 pessoas distintas que por sua vez formam a divindade, embora sejam 3, não são 3 Deuses, mas os 3 compartilham da mesma essência em total consonância e formam assim a divindade! Esta é a doutrina mais difícil ou uma das mais difíceis da cristandade e claro balizada pela igreja desde seu inicio, desde os seus primórdios, podendo ser vista em credos e ratificada em um dos concílios que surgiram com o passar dos tempos.

Salvação somente através da pessoa de Cristo, fora Dele não há como o homem se salvar e é pela fé, não pelas obras, fator este alavancado pela reforma protestante; sendo assim o catolicismo é considerado uma igreja apostata, por não aceitar este fator e  depositar  fé em outros intermediários, como por exemplo os santos e mesmo atribuindo a eles, pessoas que já morreram, capacidade de fazer e zelar pelos que ainda estão vivos, por isso é visto até como um ramo da cristandade ligado ao espiritismo!

Tudo o que eu conhecia de Hqs, passei a fazer o mesmo com as religiões, ou seja puro Hobby, nada mais que isso. A aparente união que via era uma falácia, movimentos como o pentecostalismo sentem-se mais “espirituais” do que os de linha reformada, por estes entenderem os dons carismáticos, de modo diferente e os reformados por sua vez se sentem mais sábios que os outros por entenderem que eles a muito largaram o pilar da sola scriptura,dando vazão a experiências e deixando de lado o estudo puro da bíblia!

Hoje noto que muitos dos que estão na liderança (sem generalizar), não acreditam no que pregam, usam a fé alheia simplesmente com finalidade de explorar o povo e a massa de ignorantes, vendas de livros e dvds, negando fatos científicos, com finalidade de satanizar a ciência e outros  vendendo cursinhos teológicos, fazendo do mesmo, como se fosse algo sem o qual o “crente”, não pode viver e nem mesmo entender a bíblia...sendo assim podemos inferir que a mesma só pode ser entendida  se a pessoa se tornar teólogo?

Vemos hoje vários programas com a proposta de responder as mais variadas perguntas dos ouvintes, prova disso é vista no meu outro BLOG, lá você pode ouvir de tudo desde as mais estranhas perguntas como, por exemplo, se a pessoa pode ou não escrever cartas para o GUGU, até as consideradas mais teológicas, por assim dizer. Logo percebo, sem sombras de duvida que MUITAS pessoas são manipuladas facilmente e deixam suas vidas serem moldadas por lideres religiosos, sem ao menos tentar buscar por si mesmas se as respostas e os conselhos são validos, lógicos ou ao menos não vão fazer que a pessoa sinta-se frustrada!

Por conta disso, faço a comparação de que o universo Marvel, ou mesmo qualquer outra mitologia serve como aprendizado, no entanto o mais saudável é permanecer no mundo real, embora a ficção sirva muito como entretenimento e até mesmo para passar uma lição, não devemos esquecer que misturar o factível com o "fictício", pode ser e fazer mal a sanidade!

Pensemos nisso!

Fonte do texto:


Canal do autor no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário