domingo, 4 de março de 2012

Sapatos Lustrados e com a Motivação Lá no Alto.

Quanto tempo você não limpa e lustra os seus sapatos????????


Você deve estar pensando , o que tem haver , lustrar sapatos , com motivação???
Primeiro , vamos tentar definir o que é motivação :

Motivação (do Latim movere, mover) designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outros termos é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?" (Rudolph, 2003). "O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações" (Mook, 1996, citado segundo Rudolph, 2003).(fonte :wikipédia)

Para complementar esta definição , devemos olhar para a palavra MOTIVAÇÃO , de uma forma mais detalhada : MOTIVO+AÇÃO.

E para finalizar nossa definição chegamos a conclusão que : MOTIVAÇÃO é o motivo , a causa e o porquê da AÇÃO.

E ... , de um modo geral , como podemos medir nossa motivação para viver???

Talvez a resposta esteja em atentarmos mais aos detalhes.

Voltando aos sapatos , todo mundo tem suas manias , uma das minhas é :

Quando estou motivado , sinto prazer em lustrar meus sapatos , talvez , inconcientemente , quando estou lustrando , imagino os sapatos como sendo a minha própria vida , e que eu estou dando um trato legal nela .

E quando fico muito tempo sem Motivação para lustrá-los , chego a conclusão de que , a minha motivação , de um modo geral não anda lá estas coisas. Ai é hora de dar a volta por cima e motivar-se novamente.


Talvez você pode achar este meu exemplo ridículo , ou me aconselhar a procurar um psicanalista , mas eu convido você a analisar , e ver se você não tem deixado de dar atenção a algum alerta em sua vida indicando que sua motivação está baixa.



Talvez você , quando está motivado , tem prazer e gosta de lavar o seu carro , sua moto ou bicleta , organizar seus livros , cuidar das flores , brincar com seu cachorro , cantar , mas nos últimos tempos , você não tem feito estas coisas , que parecem simples , mas são ALERTAS VERMELHOS de a quantas anda a sua motivação.

Para solucionarmos um problema , temos que primeiro identificá-lo , analise e veja como está sua motivação , para poder buscar meios de motivar-se novamente.

E ai , já lustrou seus sapatos hoje?????????


Ao nosso Sucesso

Cristiano Goes

Veja também:


PtSender - Autoresponder Multilingua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário