sexta-feira, 4 de março de 2011

Alguns Questionamentos Sobre Deus

Olá amigos do A Razão de Crer

No artigo de hoje transcrevo aqui um bate papo a respeito de Deus , da bíblia e a existência do mal.
Este bate papo foi no meu outro blog , o No Topo da Renda , com um amigo , o Paulo Luiz Mendonça.

Acompanhe nossa conversa abaixo:

    • Paulo Luiz Mendonça;says:
    • Paulo Luiz Mendonça;says:


3 comentários:

  1. Manifestação religiosa.

    A manifestação religiosa, ou seja, a busca de um Deus exercida pelos seres humanos, dizem os entendidos que esta manifestação se dá porque existe dentro de nós uma chama flamejante e divina a qual nos impulsiona a crer em um ser superior e criador do universo como um todo.
    Eu particularmente não acredito em nenhuma chama flamejante interna nos levando para esta manifestação.
    Em primeiro lugar se o ser humano fosse eterno não houvesse a morte, ou seja, o fim da vida, esta manifestação, esta chama flamejante nem faria parte do nosso vocabulário, também não faria parte do nosso intimo. O que acontece na verdade é que o ser humano morre de medo só de pensar na morte, e como será alem dela. Todos nós sabemos que ela é impossível de ser evitada. Diante desta preocupação com o alem túmulo e que leva os seres humanos a buscarem alguma coisa na sua imaginação, ou ainda nos ensinamentos vindo de pessoas que professam religiões, mesmo que estes ensinamentos não sejam verdadeiramente provados, eles acreditam para aliviar um pouco as suas preocupações com o futuro incerto. Sendo assim eles se contentam com uma fantasia qualquer para aliviar suas duvidas e amenizar o medo mórbido da morte.
    A maioria das pessoas irão se arrepiar com esta crônica, irão dizer que é uma escabrosa heresia, mas estou tranqüilo porque, ela está baseada em raciocínio lógico e coerente, é só analisá-lo friamente sem a interferência de dogmas religiosos.
    O que leva a maioria dos seres humanos a buscarem as religiões não é nada mais do que buscar ajuda para problemas de saúde, de dificuldades financeiras, ou por problemas de foro intimo. Observem buscar ajuda: Ninguém se preocupa em levar ajuda para ninguém, pensam somente em angariar vantagens, isso é próprio do nosso egoísmo
    Pessoas, sem os problemas relacionados acima, dificilmente são freqüentadoras assíduas de templos religiosos. Elas freqüentam bem moderadamente sem muito fanatismo, muitas vezes, somente para fazerem se passar por pessoas cheias de moral, para mostrarem que são tementes a Deus, mas o egoísmo, maledicência, orgulho, arrogância e o individualismo continuam intactos na consciência sem nenhum progresso.
    O progresso tecnológico executada pela mente humana caminha rapidamente para um futuro promissor, continua avançando a passos largos, mas infelizmente a moral humana continua caminhando para traz, sempre retrocedendo. Continuando assim a moral humana que dizem ser a essência de Deus estará voltando lá para a idade da pedra.
    Paulo Luiz Mendonça, autor do livro Crônicas Indagações e Teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  2. Livros Sagrados.

    Quanto mais vivo neste planeta, mais Perplexo fico Os partidários da Bíblia Sagrada, falam com uma convicção tão entusiasmada sobre a veracidade do seu livro, como se eles estivessem participado efetivamente da elaboração do mesmo. Ora este livro foi escrito a tanto tempo, nem se sabe verdadeiramente se foi escrito por profetas ou por pessoas comuns. Outra coisa muito importante, todo estes anos A Bíblia teve varias traduções, em todas Houve muitas modificações, às vezes por dificuldades de interpretar certas palavras, e na maioria das vezes por interesse de quem a esta traduzindo. A Bíblia Sagrada, não é a único livro, existe muitos outros livros sagrados. Temos o alcorão, livro islâmico, temos os Vedas livro da religião da Índia, e muitos outros livros sagrados espalhados pelo nosso planeta. Para mim, ignorar os livros sagrados das outras religiões, e dar crédito somente a nossa Bíblia não passa de interesses particulares e mesquinhos. Deus, não é monopólio somente de quem acredita na bíblia Sagrada, Deus se existir realmente, ele está á disposição de todos os religiosos da terra e não apenas de um ou de outro grupo. O criador não vê seus filhos pela religião que professa, ele os vê pela pureza de coração, pela humildade e pelo seu amor ao próximo. Temos que dar um basta neste jogo de interesses que há no comportamento humano. Temos que praticar mais o amor ao próximo, eliminar de nós o egoísmo, a maledicência, o orgulho, a hipocrisia, o individualismo e muitos outros defeitos que são heranças malditas de todos nós seres humanos. Temos que ter bom senso, refletir com seriedade, todos nós estamos no mesmo barco da incerteza, por isso temos que ser coerentes e remar todos na mesma direção, assim chegaremos mais rápido ao destino desejado, se continuarmos sendo individualistas querendo levar vantagens em tudo não chegaremos a lugar nenhum. Se somos filhos de um mesmo Deus, para que a discórdia, afinal somos todos irmãos, por isso temos que nos irmanarmos para um só propósito, buscar e encontrar a paz e a felicidade tão almejada por todos.. Paulo Luiz Mendonça. Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônica, Indagações e Teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  3. ARCA DE NOÈ.

    Quando leio, na bíblia sagrada acerca da arca de Noé, vejo esta passagem como tendo um entendimento apenas figurado. Por que esta afirmação? Tudo que acontece neste mundo tem que ter coerência, uma arca com um casal de cada animal da terra, é humanamente e fisicamente impossível, não há como tantos animais em um único espaço. Os animais herbívoros, até poderiam ser colocados nesta arca, o que se torna difícil para não dizer impossível, seriam os animais carnívoros. A dificuldade estaria em dois fatores, primeiro na separação destes animais, nos podemos colocar um herbívoro com outro herbívoro, não haveria problema, mas não se pode por um carnívoro com outro carnívoro, seria um desastre. Em segundo fator, seria a alimentação destes animais durante quarenta dias, teria que ter uma reserva de carne considerável para alimentar todos. Diante destas dificuldades, nós temos que entender de uma vez por todas que esta referencia, sobre arca de Noé, seja sem duvida uma alegoria, não da para pensar em outra possibilidade. Mas por outro lado, existe muitos estudo, sobre esta arca. Dizem alguns pesquisadores, que no monte ararat existem vestígios da arca. Ora, se o assunto é figurado não pode haver nenhum vestígio. Há divergência entre os adeptos do aspecto figurado e os adeptos da realidade da arca. Para resolver este problema de uma vez por todas vou dar minha humilde opinião. O que teve ter acontecido na verdade, Noé era real a arca também era real. O que pode ter acontecido? Estou dizendo isso por hipótese, Noé sendo uma pessoa muito religiosa, e inteligente, deve ter recebido uma espécie de aviso, talvez esta comunicação tenha vindo, por intuição, alguma visão ou um sonho. O aviso recebido, era lhe alertando que choveria quarenta dias e quarenta noites. Ele acreditando neste aviso, pensou com inteligência. Reuniu sua família a qual deveria ser numerosa, naturalmente deveria ter filhos homens, fortes e trabalhadores. Assim planejaram construir uma arca bem grande, pois madeira naquele tempo não deveria ser problema.
    Assim construíram uma embarcação compatível com a quantidade de animais que possuía, colocou na arca seus animais domésticos, tais como, seus bois, vacas, cavalos, ovelhas, enfim todas suas criações.
    Naturalmente deve ter armazenado bastante alimento para os quarenta dias. Se os vestígios da arca realmente esta la no monte ararat, a única explicação plausível é esta. Se alguém tiver uma resolução do problema melhor que esta eu gostaria de saber.
    Nota, um evangélico deu-me uma desculpa esfarrapada para os animais carnívoros, disse ele “ naquele tempo os animais eram todos herbívoros “ Da para aceitar uma besteira dessa, se sabe que a evolução caminha para a perfeição, segundo esta explicação se deu ao contrario os animais eram herbívoros e regrediram para carnívoros

    Esta crônica foi extraída do livro Crônicas Indagações e Teorias autor Paulo Luiz Mendonça. Editora Scotecci.

    ResponderExcluir