domingo, 30 de outubro de 2011

Geração Incrédula Europeia Mostra que Cristianismo se Tornou Obsoleto.





Crise de fé é uma expressão otimista, no fundo. Parece a crise dos bancos. Algo que, com oportunas recapitalizações, pode ser posta nos eixos. Mas o fenômeno em curso no Velho Continente, casa e coluna do catolicismo, vai muito além. A Europa entrou em uma era de descristianização. 

A primeira década de 2000 viu a afirmação de uma geração que, no seu conjunto, perdeu a memória viva, o vínculo real com o patrimônio cristão. Armando Matteo, assistente eclesiástico dos universitários católicos (Fuci), fala de "primeira geração incrédula" e não tem medo de afirmar que o cristianismo está se tornando estranho aos homens e às mulheres do nosso tempo. 


As massas não devem se enganar com os grandes encontros ou as declarações de "pertencimento" ao cristianismo que se verificam nas pesquisas. É uma pertença sem crença. Meramente sociológica. Mas se a diferença entre identidade formal e fé substancial é típica de outras épocas, muitas vezes caracterizada por flutuações no curso da existência, o sinal da atual geração incrédula se revela (para a grande massa, sem se deter nas pequenas minorias motivadas) por meio de uma "surdez geral quando se fala de Deus, de fé, de oração, de comunidade". Uma atitude que supera em muito a escassa participação na missa e nos sacramentos. 

É uma perda sistêmica dos fundamentos culturais do cristianismo, dos ensinamentos, dos símbolos derivados do Antigo e do Novo Testamento. O fenômeno se manifesta ainda na infância, a partir do momento em que a família não exerce mais um lugar de transmissão primária da fé. 

Foram removidos das suas raízes conceitos poderosos como eternidade, criação, providência, destino escatológico. Paraíso e inferno não são mais representáveis. Darwin subverteu a imagem do Deus Criador. Auschwitz tornou impossível a ideia de que o mal, embora grande, possa ter uma função voltada para o bem. O próprio Bento XVI em seu livro-entrevista Luz do Mundo (Ed. Planeta), por exemplo, reconhece que hoje a ideia do sangue de Cristo como "resgate" dos pecados do homem corre o risco de não chegar mais aos contemporâneos. Por outro lado, da sua pregação contra o relativismo, surge a dificuldade de propor o conceito de verdade absoluta. 


Declinados os conflitos ideológicos do século XX, quando ainda se contrapunham visões de mundo fortes, a novidade radical não consiste no aumento do ateísmo. Matteo defende com justiça que a nova geração não se coloca contra Deus e a Igreja, mas "está aprendendo a viver sem Deus e sem a Igreja". 

A presença de Deus não é mais um axioma individual e social. Acreditar em Deus é uma "possibilidade". 

Alessandro Castegnaro, que dirige o Observatório Sociorreligioso do Triveneto, não por acaso intitula uma recente pesquisa sua sobre o mundo juvenil de C'è campo? [Há espaço?]. O ponto de interrogação expressa a intermitência com que são captados os temas da espiritualidade, da religião, da Igreja. 

As novas levas respeitam expoentes eclesiais individuais e apreciam a Igreja quando indica horizontes de valores. Mas a separação da instituição é enorme, e a individualização das escolhas é máxima. 

Regras e crenças são submetidas a um mecanismo de seleção e de redução sobre os quais a Igreja não tem nenhum poder. Dogmas fundamentais – como a pessoa de Deus, a filiação divina de Cristo, a ressurreição, o além – assumiram uma fisionomia indeterminada. 

Grande parte dos conceitos teológicos são percebidos como imagens velhas. A Igreja como um todo é percebida como antiquada. "Eles não acertam as contas com o que vivemos. Contam-nos uma história que não existe", resume Castegnaro.

Com tradução  de  Moisés Sbardelotto para IHU Online


Fonte : Blog Paulopes

Ensino Religioso em Escolas Públicas - É Brincadeira ou Não???



Prefeito sanciona Lei que institui o Ensino Religioso nas escolas

sábado, 29 de outubro de 2011

O Poder do Sangue.




Em antigas civilizações, o sangue menstrual era considerado sagrado, sinal de doação da vida. Acreditava-se que, ao cair o sangue juntamente com o endométrio desprendido do útero, a terra ficava adubada, propícia para a plantação, sendo uma promessa de colheita abundante. Mitos agrários, relacionados à morte e regeneração, foram desenvolvidos e usados como uma alegoria do ser humano. E o centro de tais cultos era a mulher, vista como a portadora e doadora da vida.

Nessa cultura voltada ao feminino, o período da menstruação era considerado um tempo especial e sagrado. E não tardou que percebessem que o ciclo menstrual coincidia com o ciclo lunar. Criou-se a partir daí uma ideia mística em relação ao poder da Lua, tida como a representação da Deusa. O sangue então era a manifestação da divindade, a "força de vida" ou o "espírito fluído". Conta-se que o sangue menstrual era celebrado e sorvido. E quem dele tomava, acreditava-se, ganhava poder, força e vigor. 

Quando ouvi isso pela primeira vez, fiquei deveras curioso, pois senti que aí estava a chave para algumas das perguntas que eu fazia enquanto cristão. Por exemplo, por que tanto no terceiro céu quanto nos quintos dos infernos só tem macho? É Deus Pai, é o Filho, é o Espírito Santo, é o Anjo Gabriel, é o Belzebu... Tudo macho! Os pronomes e nomes são todos masculinos numa cosmovisão inteiramente  machista e patriarcalista. E o mais curioso é que eles não tem sexo! Se o Criador não tem sexo, então eu posso chamar ele tanto de Deus quanto de Deusa, certo? Se ele não tem genitália, então eu posso chamá-lo de Mãe ao  invés de Pai! Me disseram que não, que esse negócio de Deusa não é bíblico, e que chamar Deus de Mãe fica muito esquisito. Não me convenci.

Foi lendo sobre as antigas tradições que deparei-me com a história dos rituais de menstruação e que as mulheres eram vistas como representantes do divino. Uma ligação que não tem segredo. Pois, é a mulher que gera, que faz crescer dentro se si e quem traz ao mundo uma nova vida. A porta da vida é a mulher. E após a criança nascer, a mulher, agora na qualidade de mãe, é quem cuida e continua nutrindo. Esse fato maravilhoso de gerar e cuidar de uma vida fez nascer a crença na Grande Deusa Mãe, venerada por todos os povos em todos os tempos.

"Mãe: a palavra mais bela pronunciada pelo ser humano", escreveu o poeta Kahil Gibran. É lugar comum ouvir que nada se compara ao amor de mãe. E isso não é de agora. Platão lamentava a perda de sua mãe com essas palavras: "Tenho irmãos, pai, mas não tenho mãe. Quem não tem mãe, não tem família." Se a figura feminina é o grande símbolo de amor e ternura, como então é que foi estabelecido o culto ao deus pai?

A figura masculina advém das culturas de guerra. Em tais culturas, o amor e a ternura não eram os mais importantes. Fazia-se necessário cultivar o orgulho, a bravura e o ódio. A figura que cuida e que nutre não convinha ao ideal da guerra. Para incitar o desejo de conquista, um deus macho foi criado e a ele deram vários nomes-títulos bem apropriados: Skanda (deus hindu, "Senhor da Guerra"), El (deus cananeu, "Soberano"), Baal (deus cananeu, "Senhor da Guerra"), Elohim Tzevaot (deus hebreu, "Senhor dos Exércitos"), Ares (deus grego, "Senhor da Guerra")... Todos esses deuses personificavam o desejo por poder e sede de conquista. E, embora muitas nações cultuavam tanto a Deusa quanto o Deus, teve casos em que os líderes se esforçaram ao máximo para banir quaisquer resquício do culto à Deusa. Notavelmente, os sacerdotes do Judaísmo muito se esforçaram para que Astarote – um dos nomes da Deusa Mãe –, fosse banida, afim de que o culto fosse prestado unicamente ao Elohim Tzevaot (Juízes 2:13; 1 Samuel 31:10; 1 Reis 11:5)De fato, todo o esforço era para que a nação fosse construída sob o ideal da guerra  Deuteronômio 20:20; 21:10.

Quero abrir aqui um parêntese de suma importância. O leitor atento que conferiu em sua Bíblia as passagens referidas acima, pôde ver que Salomão tornou-se um adorador da Deusa Mãe. O interessante é que o reinado de Salomão foram dias de paz. Não havia guerra. Então que sentido havia em adorar Elohim Tzevaot? Nenhum. Embora o escriba jeovista tenha escrito, e isso bem posteriormente, que "as mulheres corromperam o coração de Salomão" (1 Reis 11:2 a 4 - note bem em quem o escriba machista colocou a culpa), o homem dito "o mais sábio da Terra" viu que havia mais favor em adorar a Deusa Mãe, que representava a paz e a celebração da vida, do que em adorar ao ranzinza deus Jeová, "o Senhor dos Exércitos". Fecha parêntese.

Se na cultura matriarcal, o rito estava vinculado ao sangue da menstruação (que significa mês da lua), como se daria a transposição para a cultura patriarcal? A única alternativa seria o sangue derramado através da imolação: o holocausto de primogênitos e, posteriormente, o sacrifício de ovelhas e bois. Se antes era o sangue menstrual, a prova concreta da dança da vida, agora o sangue derramado de bois e ovelhas seria representativo no caráter de substituição: o derramamento de sangue inocente para satisfazer as exigências de um deus de mandamentos e de culpa Levítico 4:20.

Do sangue da menstruação ao sangue do sacrifício. A sublevação patriarcal! E nessa passagem um duro golpe foi desferido no sagrado feminino: 

- Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será abominável até à tarde. (Levítico 15:19)

Estratégia política perfeita. Se antes a menstruação era exaltada como símbolo da vida, agora, segundo a tradição patriarcal, o sangue menstrual passa a ser chamado de "o fluxo imundo", numa estratégia clara de poder de controle dos corpos. Com a menstruação sendo proscrita, a Deusa passou a ser considerada a "Grande Abominação".

Mas o que seria oferecido em troca do sangue da menstruação? A única possibilidade de troca seria por meio do sacrifício, o sangue vertido através de um holocausto expiatório. E o ápice dessa transmutação foi o que veio a ser conhecido como "o sacrifício do filho de Deus", este tido nas escrituras pagãs, e, posteriormente, no pensamento judaico-cristão, como o "Sol da justiça"  Malaquias 4:2.

O Sol, símbolo da divindade masculina, foi posto em oposição à Lua, símbolo da divindade feminina. Do sangue da mulher ao sangue de um homem morto numa cruz. E nesse processo, coube à mulher o estigma da virgindade e a obrigação da obediência e do silêncio, agora representada pela figura da Virgem Maria que, significativamente, era desenhada pelos primeiros cristãos como "uma mulher vestida do Sol e tendo a Lua debaixo de seus pés"!  Apocalipse 12:1.

Hoje os cristãos celebram a morte de Jesus, tido como o sacrifício definitivo por toda a humanidade. E o sangue derramado na cruz é visto como a fonte de perdão e salvação (Mateus 26:28). Apresentado:

- Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. (Lucas 22:20)
Se você perguntar para um padre ou para um líder protestante sobre a importância do sangue de Jesus, ambos lhe dirão que se trata de um "sacramento". Palavrinha esquisita, não? Então você ouvirá a explicação de que sacramento significa "umsinal da presença de Deus em nossas vidas". Aí estará tudo explicado e bonitinho, exceto pelo detalhe de que a palavrasacramento se origina provavelmente de sacer mens,literalmente, "menstruação sagrada".


Fonte : Blog Fantoche Livre

Montana com Preço de Camaro.

Porque os "Milagres" só Existem no Papel ???

Inédito - A Igreja de Hitler.

Zeze Di Camargo e Luciano Anunciam o Fim da Dupla em Show em Curitiba.


A Fazenda Universal.







Não , não estou me referindo ao programa evangélico "A Fazenda" da rede Record , mas a um interessante texto que acabei de ler na comunidade Irreligiosos , intitulado "A FAZENDA UNIVERSAL".


Acompanhe:



Por William Pereira da Silva


A procura de entender o que vivemos, quem somos, tudo isso que vemos e sentimos, geram em nossos pensamentos teorias das mais diversas.
Vendo o universo em fotos feitas pelo telescópio Hubble, o telescópio espacial Spitzer da Nasa, o telescópio Gemini Norte, nossa imaginação fica pequena diante da grandeza do Universo (Se é que tem grandeza), torna-se inimaginável conceber este universo dentro dos conhecimentos humanos. É algo de extraordinário, fantástico. São milhões de galáxias, estrelas, planetas e elementos jamais imaginados pela mente humana. O desconhecido aponta a nossa frente. Tudo o que pensamos sobre o universo passa a ser quase nada em termos de conhecimento do que realmente existe por lá. Buracos Negros, estrelas em duplicidade fazendo evoluções num vai e vem constante, nebulosas criando novas estrelas, galáxias se aproximam e afastam-se uma das outras. Grupos de galáxias viajam pelo Universo. Quasares, pulsares. Explosões de estrelas, explosões no encontro de galáxias gerando energias gigantescas, absurdas. Energias, elementos e matérias jamais imaginadas, não se têm a mínima noção do que são tais “coisas”.
Matéria, anti-materia, matéria escura, anti-partícula, espuma cósmicas, bóson, quark,, universo aberto, universo fechado, big bang, tudo não passa de adjetivos e mais adjetivos para o incompreensível. Procuramos acomodar em nossa mentes aquilo que vemos. É fácil dizer; olhe, ali esta a Lua, as estrelas, o céu, mas realmente o que é isso, como se formou, para que esta ali.
Nossa inteligência fica perturbada diante do todo. O Deus descrito na Bíblia fica pequeno diante do que esta por vir com as novas descobertas do infinito universo, do cosmo.
A terra não é absolutamente nada diante do universo incomensurável, o universo não precisa de nós, somos praticamente imperceptíveis, minúsculo, insignificantes, poeira cósmica.
Fica difícil acreditar que um DEUS criou o céu e a terra para satisfazer somente um desejo de criação e reserva um lugarzinho no universo chamado céu para nós. Como seria este céu? O que ficaríamos fazendo lá toda a eternidade? Louvando a Deus, comendo pão e mel, tornaríamos luz, energia? Seria um lugar onde esses espíritos energéticos ficariam circundando este DEUS? O céu seria todo o cosmo onde poderíamos por toda a eternidade viajar livremente para todos os lugares infiltrando-se em tudo quanto é matéria ou não matéria? Livres para vagar sem fim junto com as galáxias, as poeiras cósmica, as energias existentes no universo, podendo transforma-se em outros tipos de energias, formas, outras dimensões ou na pequenez de reproduzirmos numa versão melhor a terra lá no céu que Deus criou. O que Deus quer de nós? Somente a ética e a moralidade para vivermos como animais diferenciados dos outros com leis e normas para podermos ter uma convivência pacificas e harmoniosa enquanto chega à morte corporal? Por que estamos numa situação tão calamitosa e sofrida dentro de um universo tão rico e vasto de mundos e formas de vidas diversas. Vidas diversas no sentido de a energia em qualquer de suas formas e essência sejam vidas, matéria conhecida ou não. Tudo que move é energia, o universo é móvel. Tudo é energia.
Penso DEUS o próprio cosmo, universo, o todo, o tudo relacionando entre si, o ínfimo com o incomensurável. As galáxias, poeiras cósmicas, estrelas, planetas, matéria, não matéria, bóson, prótons, nêutrons, partículas, anti-partículas, satélites, cometas, todas as forças da natureza na terra, todos os elementos, o homem, o inseto, o átomo, tudo é DEUS. Estamos interligados de uma forma ou de outra com o cosmo, o universo. O ínfimo com o infinito grandioso. Tudo tem uma ligação em si.
Pensamos nas coisas grandiosas e infinitas, mas se tudo for bem analisado tudo vem do pequeno para o grande e do grande para o pequeno, do ínfimo para o universo e do universo para o ínfimo. De uma poeira cósmica onde nada existe forma a energia, a luz, as explosões, as estrelas e os planetas e seus minúsculos seres e depois de separados volta-se a unir-se para uma nova explosão numa situação de expande e encolhe, do grande para o pequeno e do pequeno para o grande. Tudo esta ligado de uma forma ou de outra. Uma galáxia a bilhões de anos luz tem a ver com nossa galáxia, tudo partiu de um ponto. O cosmo é um só. Se existir outros universos também fizeram parte desse em que vivemos em algum momento. Dimensões opostas formando uma só dimensão.

Pode-se imaginar a criação da terra da mesma forma como foi criado o universo. Leis cósmicas determinantes e imutáveis gerando o paradoxal caos perfeito. Tudo é perfeito e matematicamente milimetrado e dentro disso tudo o caos e a ordem seguindo junto.
A terra apareceu da evolução do universo, das explosões das estrelas isto é, do caos e depois de anos luz conseguiu ficar na ordem da gravidade do sol em harmonia para desenvolver tudo que nela existe. Não há interferência de DEUS em nada, tudo evoluiu dentro das leis universais de caos e ordem, ordem e caos, dentro do próprio DEUS que é o tudo que existe.
A terra obedecendo às leis universais segue sua evolução até o dia da sua involução, da sua morte, de volta ao caos. Talvez quando a via Láctea encontrar-se com outra galáxia gerando o encontro das energias, acontecendo à gigantesca explosão ou quem sabe um simples pedaço de pedra cósmica chocando com a terra.
Nesta harmonia encontrada aconteceu no caos os elementos necessários à vida que evoluiu lentamente sem a interferência de nada, tudo na perfeita ordem do caos.
Evoluímos e chegamos onde estamos como seres vivos que formaremos outros seres vivos e junto com a terra evoluindo até o estagio final para voltar ao caos novamente .Por que e para quê talvez não haja resposta.
Temos de estar e viver, quem sabe existir dentro de nós um espírito para continuar evoluindo e seguindo junto ao universo na expansão, na manutenção de DEUS, já que somos matéria de DEUS, estamos dentro para fazer parte do universo e como espírito é a forma de evoluirmos juntos. Quem sabe? Pode ser. talvez.
Seria uma tremenda injustiça existir um Deus criador da terra e nela colocar seres para obedecer a leis mutáveis de acordo com intenção desse Deus. Escolher um local e um povo para ditar as normas e maneiras de viver da humanidade. Prefiro crer que tudo evolui dentro do caos e ordem, onde todos estão sujeitos às mesmas leis. Seria muito cruel da parte de um Deus deixar um ser morrer a mingua enquanto deixa outro viver na soberba. Cura uma criatura do câncer e a outro o câncer corroi seu corpo. Um sofre e outro sorri. Guerras, fome, pestes, terremotos, maremotos, calamidades, extermínios, pandemias. Deixa tudo acontecer e fica no céu escolhendo o momento certo para mandar alguém na terra para controlar o caos, possivelmente um filho seu, depois de milhões de anos de existência da terra.
Teria esse Deus a terra como uma fazenda? Onde seu rebanho será bem tratado se obedecer a suas ordens, seus desejos. Prefiro ver a terra como uma fazenda que o universo criou e segue as leis universais da evolução não deixando nada ou ninguém interferir, é a lei universal e pronto. Tudo segue dentro de uma justiça e livre arbítrio onde o homem tem de lutar contra a natureza adaptando-se a ela de acordo com as circunstâncias que ela cria. Todos estão sujeitos às mesmas leis. O caos e a ordem, a ordem e o caos.


Fonte : Página de William Pereira da Silva na Comunidade Irreligiosos

Comentários e Debates sobre Religião - Coitado do Ser Humano que Sempre Leva a Culpa.



Olá a todos.

Um site que frequento quase que diariamente  é a comunidade Irreligiosos.
Um site que , pra quem gosta de pesquisar sobre religião , é um prato cheio , pois oferece aos usuários , uma liberdade de debate que não existe em sites religiosos.

Seja você é ateu , teista , ou como eu , agnóstico , nesta comunidade , que na verdade é uma rede social de amigos que gostam de conversar e trocar ideias sobre o tema religioso , você terá um ambiente virtual propício para perguntar , questionar e debater sobre religião , afinal , quem foi que disse que religião não se discute???

Os amigos do Irreligiosos sempre estão conversando debatendo e oferecendo um material de pesquisa fenomenal para quem se interessa sobre o assunto.

Não deixe de participar , faça gratuitamente a sua inscrição e não se esqueça de me adicionar como amigo , aqui está minha página.

Acompanhe abaixo a minha participação em um interessante tópico , discutido no fórum da comunidade com o título:

O QUE É DEUS? II


Acompanhe:

"Olá amigo Carlos

Realmente fiquei curioso , e confesso , animado até , quando li aqui na comunidade que você iria nos mostrar o que é Deus e iria tentar provar que ele de fato existe.

Mas pelo que li até o momento você não apresentou nenhum argumento novo e extraordinário e ... talvez esteja guardando para o final?

O que vejo de um modo geral nas "explicações" dos religiosos quanto a existência de deus é que eles se comportam como dedicados "advogados" da divindade.

Me parece que , inconscientemente , os teistas pensam o seguinte:

"Caramba ... não é possível que papai e mamãe me enganaram ... puxa vida ... esta ideia da existência de um ser BONZINHO , camarada e que cuida de nós ... é uma excelente e reconfortante ideia ... será possível que eu conseguiria viver sem esta ideia me confortando diariamente?"

Eu sei do que eu estou falando pois já tive estes pensamentos , e ... eu não fiz um exame médico detalhado ... mas até que algum médico prove o contrário ... não sou maluco ... apesar que ... deixa pra lá rsrsrs.

O que quero dizer é que sou uma pessoa normal como os quase 7 bilhões de seres humanos habitando este microscópico planetinha que viaja no , quem sabe , infinito espaço sideral.

Eu penso o seguinte:

Nós vivemos num universo caótico.

A aparente beleza e "ordem" que os advogados de deus vêem , em verdade em verdade , não é bem assim.
Algum tempo atrás , escrevi um texto onde filosofo , ou viajo na maionese , como queiram ... onde comento que tem coisas que é impossível de provar , mas o fato de ser impossível de se provar não quer dizer que estaremos habilitados a afirmar COM TODA CERTEZA que algo exista ou não. Neste texto comento que , quem pode provar que o nosso imenso universo é na verdade um átomo do pêlo de um cachorro??? Vai saber né , se for verdade , quem sabe o apocalipse bíblico não seja quando o animalzinho comesse a se coçar rsrsrs???

Por isso , na minha opinião ... um teista que esteja comprometido com a verdade , ou com algo que se aproxime ao máximo da verdade , diria:

"Olha ... quanto a existência de Deus eu ACHO o seguinte:

Eu tenho ESPERANÇA que exista , ou ... tomara que exista ... ou ainda ... eu estou estudando a respeito."

Agora o que me chama muito a atenção , nos últimos anos depois que o transe hipnótico religioso que estava sobre mim saiu , é que nesta estória de deus/livrossagrados/religião , quem leva a pior é sempre o ser humano , é ou não é? Sim ou não???

Veja o seu comentário em resposta ao Alfredo e me responda se não é típico de uma pessoa religiosa?

Antes quero salientar que o fato de uma pessoa não frequentar um templo religioso não implica dizer que elanão é religiosa ... existem pessoas mais religiosas do que aqueles que estão diariamente dentro de templos ... veja o caso dos líderes religiosos ... apesar de estarem em um templo ... eu não os classifico como religiosos , pois a maioria demonstram em seus atos que encaram a religião como ela realmente é ... BUSINESS ... eles estão fazendo a coisa certa , pois religião é comércio , dinheiro ... em resumo ... puro e sijmples MARKETING.

Mas vamos ao seu comentário ... você diz:

"Ok, meu caro Alfredo, antes de mais nada, vou desapontá-lo mais um pouquinho (rsr), e ao mesmo tempo já respondendo a sua primeira questão:  De onde lhe veio a inspiração para compor aquela bela música para sua irmã? (Os comentários 'técnicos' sobre a mesma, postarei no tópico apropriado)."

Olha o bondoso deus despontando ai gente , inspirando toda sorte de dons , habilidades e coisas maravilhosas e extraordináriamente extraordinárias , ele só não consegue acabar com a fome na Africa , mas tudo bem rsrsrs.

"Bem, meu caro, Deus é isso!"

Eis o homem.

"Quando não encontramos uma resposta humana para a origem de algo, como por exemplo a inspiração musical, literária, inteligência, amor, sabedoria... e tantos outros dons que recebemos, só nos resta ..."

"imaginar que existe "algo" ..."

Humm ... imaginar ... creio que a questão toda começa aqui ... pois imaginar é com a gente mesmo , a imaginação é algo incrivelmente incrível.

"que está além da nossa compreensão, e que é a fonte disso tudo."

Interessante ... está além de nossa compreensão ... e você compreende que está além de nossa compreensão e vai mais além ... você COMPREENDE que "é a fonte disso tudo" ... beleza então ... quer dizer que não está tãaaaaoooo além de nossa compreensão assim né?

A este "algo" alguns denominam Deus, outros preferem não nominar, ou ainda, dar-lhe outro nome.

Olha ai a razão triunfando ... pois se este 

"algo" alguns denominam Deus, outros preferem não nominar, ou ainda, dar-lhe outro nome"

Deus é "algo" tão vago que chega ao ponto de milhares de pessoas deixarem o assunto de lado e comprarem um kit fé/religião já pronto em uma esquina mais próxima , então eu pergunto:

Porque a arrogância , perdoe-me o termo mas estou falando de um modo geral , tão grande dos teistas em quererem que as outras pessoas ACREDITEM no mesmo que eles acreditam ???

Porque a arrogância em querer catequizar o mundo??? Pois se Deus é tão vago , tão misterioso e tão imperceptível a razão humana , por que todos os milhões gastos anualmente em "evangelização" não é usado por exemplo para acabar com a fome na Somália , onde nem o governo e muito menos deus estão se importando com as milhares de crianças que estão morrendo de fome?

É complicadíssimo meu povo , mas vamos em frente ...

"Assim, Deus, é a fonte de tudo aquilo que é bom, inspirador, vital e, ao mesmo tempo, inexplicável. Enquanto que tudo que é ruim e abrevia a vida, tudo tem explicação humana. Portanto, tem origem no homem, e não em Deus.

O que é que eu estava falando mesmo sobre o ser humano sempre entrar pelos canos na visão teista do mundo??? Tai meu povo ..."Portanto, tem origem no homem, e não em Deus."

Agora eu pergunto , este seu pensamento é exclusivamente seu ou é uma UNANIMIDADE SUPREMA na cabeça de TODOS que acreditam em deus??? Qual a origem deste pensamento? Da onde ele veio? QUEM colocou espertamente este pensamento na cabeça dos religiosos???

"Antigamente, quando a Bíblia foi escrita, o conhecimento não atingia a perfeita compreensão do gênero humano, então atribuíam essas coisas aos demônios. Mas isto hoje não é o caso, não é mesmo?"

Sei não ... pois eu acreditava no capeta e a esmagadora maioria de teistas que conheço acreditam piamente na existência do tinhoso , pois os que implantaram o pensamento teista judaico/cristão na cabeça deles , tiveram o cuidado de inventar um diabo e um inferno também , para o caso de pessoas heréges e malditas quererem contestar a irrefutável e absoluta verdade que eles tinham acabado de inventar , e por sinal um estória bem bolada , vamos ser sinceros né gente?

"Um paraquedista (por exemplo) tem grandes possibilidades de morrer num salto. Se acontecer, a culpa é de Deus? Não, Ele nos deu o livre arbítrio..."

Outro grande "argumento" dos religiosos de um modo geral é este , o idolatradíssimo LIVRE ARBÍTRIO.
Agora eu fico me perguntando nesta minha cabeça ... mas para eu ter livre arbítrio de verdade , eu não teria que ter sido consultado se eu queria ou não nascer aqui? Eu não teria que ter sido consultado e tido a chance de ESCOLHER em qual região , em qual família e também em qual época da história humana eu QUERIA NASCER?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
CADÊ O MEU LIVRE ARBÍTRIO???

Eu não fui ... e acho eu que ninguém aqui foi consultado a respeito destas coisas antes de nascer ... ou fomos e não lembramos? Mas se não lembramos então não tem valor prático nenhum a nossa "escolha" não é mesmo???

Ou eu estou ficando maluco? Deve ser , pois como disse , não fiz os exames médicos detalhados rsrsrs.
então vai saber né? rsrsrs

"mas, ao mesmo tempo, exorta-nos a fazer boas escolhas: "

ESCOLHAS???????????? Quais escolhas??????????????

... daquele fruto não comerás porque no dia em que dele comeres, CERTAMENTE morrerás." (Gênesis 2:17); "... tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." (Deuteronômio 30:19) A proposta de Deus é boa, meu caro Alfredo. O problema é que nem sempre fazemos as melhores escolhas.

Ta bom então ... eu escolho , eu escolho ... deixe-me ver aqui ... só um minuto que estou pensando ... eu escolho viver eternamente ao lado da minha família e de todas as pessoas que amo , aqui mesmo , nada de de céu , de anjos com harpinhas , nada de louvores , nada de depois da morte , nada de "em breve" que dura já mais de 2000 anos este "em breve" , já que deus proporciona escolhas ... eu quero escolher então

Eu escolho viver aqui eternamente , gozando de saúde eterna juntamente com todas as pessoas boas existente neste planetinha simpático , e ai ? deus vai me atender quanto a isto???

E é do meu jeito que eu quero a coisa toda ... já que eu tenho "escolha" então eu escolho isto , escolho também que a minha mãe , que morreu no começo deste ano decorrente de complicações com diabetes , mesmo tendo a crença de que o bondoso deus TODO PODEROSO FODÃO iria curá-la.

 "Bem, a segunda e a terceira questão propostas, posso respondê-las em conjunto. Em parte baseia-se nas citações que fiz anteriormente. A Bíblia é um livro de "receitas" para a vida. Tanto para a vida aqui e agora, quanto para a vida eterna, esta última é uma questão de fé.

Nem vou citar as "receitas" bíblicas por que todo mundo aqui já está careca , desculpe-me os carecas , de saber sobre estas receitas , recita de preconceito , receita de escravidão , receita de genocídio , receita de pornografia e incesto , recita disto daquilo e daquilo outro , aliás , porque a bíblia , assim como os programas de tv , não é um livro classificado IMPRÓPRIO para menores de 16 anos??? Neste livro sagrado você econtra passagens de tudo o que se pode imaginar de ruim ... imagina uma criança lendo todas aquelas matanças do antigo testamento? Ou lendo que Jesus andou sobre as águas e tentar fazer igual???

É uma impicancia contra os games "violentos" , mas a bíblia que é muito mais violenta é acessível a todos , com um agravante , os games não são tão propagandeados quanto o conteúdo bíblico né? Mas isto é um aoutra questã.

Se a mensagem bíblica é uma questão de fé , então por toda a estórieta de maldições , de condenações , de JULGAMENTO apocalipses e afins???

"O propósito dos seus autores foi manifestar, segundo o seu próprio entendimento, qual seria a vontade de Deus para o seu povo, os judeus! Detalhe importante: 'seu' povo, refiro-me ao povo que pertencia os autores, e não no sentido de exclusividade dos judeus como povo de Deus!"

"segundo o seu próprio entendimento,"

Se era segundo o entendimento dos caras , cadê a inspiração??? o que temos nós haver com isso??? Porque o monopólio e a pretensa obtenção da verdade absoluta sobre deus e a origem do universo?

"Ela foi escrita obedecendo o estilo literário de cada autor, e de conformidade com os costumes de cada época. Assim, alguns ensinamentos ali contidos não têm aplicação a outros povos, e nem a nossa época. E por isto, o grande erro das religiões foi atribuir tudo ali escrito a Deus, e assim sendo, todos os povos em todas as épocas, estariam sujeitos às regras ali descritas. Claro que não é assim! Ao lermos a Bíblia é preciso discernir aquilo que é aplicável exclusivamente ao povo judeu, à época, e aquilo que representa uma mensagem universal."

É outra coisa que me deixa fora de mim rsrsrs ,

o tal do CONTEXTO ,

se a bendita bíblia sagradíssima é a mensagem importante e urgente de um deus para a raça humana , o negócio não teria que ser vapt vupt ... e de fácil e rápido entendimento?

Imagina o tempão que as pessoas gastam tentando decifrar qual passagem se aplica e qual não se aplica para nós hoje??? Aliás ... este deus que bolou este livro é realmente inteligentíssimo como seus advogados defendem?

"A existência de outras literaturas que falam de Deus, é uma cabal constatação de que Deus não é uma 'invenção' judaica.

Beleza , vamos supor então que deus , de fato exista e que isto que você falou seja mesmo verdade , de que deus inspirou TODOS os livros sagrados , ai fica a pergunta ... se a coisa é toda inspirada e tal ... por que as ordens divinas de matar os filisteus que foram também "inspirados" na religião deles?

Por que matar os profetas de Baal , que TAMBÉM eram inspirados??? Porque detonar os seguidores de Dagon , já que foram inspirados , porque tentar converter os ateus , já que são inspirados ... há desculpe-me , ateus não , estes cartas são muito céticos para receberem alguma inspiração rsrsrs

"O cristianismo sim, até pode ser considerado pelos céticos como uma 'invenção' romana, ao menos tem uma lógica aceitável embora eu acredite de uma outra forma. Até porque, Jesus não 'inventou' nenhuma religião! O que Ele pretendeu foi nos trazer a verdadeira revelação acerca de Deus porque, assim como nos dias atuais, os religiosos da época já eram "safados", e desvirtuavam as escrituras com a finalidade de subjugar o povo."

Porque o cristianismo é invenção e a suposta "revelação" aos judeus não?
Fale que cristianismo é invenção em um domingo de manhã em uma igreja evangélica , que o cristianismo é uma invenção barata do imperador Constantino , mas antes chame uma ambulância pois a coisa vai ficar feia pro seu lado rsrsrs.

Se o cristianismo é uma descarada invenção , o que me diz que o judaismo e todos os outros ismos não são invenção da IMAGINAÇÃO humana?
Na minha opinião ... Jesus fundou sim uma religião ... não é o que conhecemos hoje pelo nome de cristianismo , mas ele fundou sim , pois TÁ ESCRITO , que os caras tinham uma espécie de seita chamada de o "Caminho".
Jesus transmitia pensamentos e regras religiosas , tanto quanto os que eram alvo de suas críticas e ele só não desenvolveu mais a denominação dele por que não teve tempo , pois a pregação dele era tão devastadora ao MARKETING RELIGIOSO dos OUTROS religiosos da época , que os caras deram cabo dele , ai chegou até nós a lenda da ressurreição e todos já sabem de cor e salteado a estorinha , gran de sacada essa da ressurreição , nem o Steve Jobs teria uma ideia tão genial como esta.

"Pertencer... meu caro Alfredo, não requer nenhuma explicação semântica, não é mesmo? E a sua aplicação aqui é no seu estrito sentido. Quando digo que tudo pertence a Deus, é simplesmente tudo: o universo e tudo o que nele foi criado. Estamos por aqui apenas de passagem, não é verdade? Ninguém vai levar nada daqui, embora alguns pensem que vão carregar consigo os seus bens para a eternidade, tanto é o apego que demonstram pelas coisas que de fato não lhes pertence. Tudo permanecerá no mundo para que o verdadeiro 'Dono" dê-lhes o fim que Lhe aprouver. Esse é sentido de sermos apenas os 'mordomos'.

Como já disse antes ... se deus é algo sobrenatural e que foge da ENTENDIMENTO humano , da onde você tirou as ideias de que "ele criou o universo" , "eternidade" , "deus é o verdadeiro dono" , "deus vai fazer o que lhe aprouver".

Meu amigo Carlos , desculpe-me se em algum momento desta minha participação eu lhe ofendi , pois não é minha intenção , e não sou o dono da verdade , porém até hoje nenhum argumento teista é irrefutável , todos são falhos , mas não deveria ... pois o deus defendido pelos advogados teistas é todo poderoso , mega inteligente , logo , na minha opinião , nem precisaria de livros para atestarem a existência dele e sua santa vontade ... mas ... quem sou eu para discutir com o supremo chefe autoritário do universo não é mesmo? 

Um forte abraço para você e todos que estão participando desta saudável conversa."

Leia o tópico na íntegra , desta sadia discussão na Comunidade Irreligiosos.